Sergei Lavrov encontra-se com Filipe Nyusi em Maputo

Sergey Lavrov, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia Sergei Lavrov está de visita à Moçambique no âmbito do “fortalecimento e aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral” de acordo com um comunicado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

A visita enquadra-se num périplo pelo continente africano, onde o diplomata russo já passou pela Namíbia, Zimbabwe, Etiópia e Angola.

Lavrov tem em agenda um encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, José Pacheco e com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

“Os dois líderes irão analisar a cooperação bilateral e discutir a situação económica e política dos dois países”, avança o comunicado.

Moçambique foi um importante parceiro estratégico para a União Soviética durante a guerra fria. As relações diplomáticas entre Russia e Moçambique enfraqueceram após o colapso da União Soviética e do bloco comunista.

Moçambique está a caminho de se tornar o terceiro maior exportador de gás natural liquefeito e poderá tomar um papel relevante no mapa geopolítico de África e do mundo.

Nsnbc

Deixar um comentário