Rex Tillerson faz digressão em África

Desde esta Terça-feira e até ao dia 13 de Março, o Secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson efectua a sua primeira digressão africana. Tillerson visita o Chade, Jibuti, a Etiópia, o Quénia e a Nigéria, o intuito deste périplo sendo designadamente reforçar a cooperação na luta contra o terrorismo.

De acordo com um comunicado do Departamento de Estado divulgado há dias, Rex Tillerson “tenciona discutir sobre os meios de trabalhar com os seus parceiros para lutar contra o terrorismo, favorecer a paz e a segurança, promover a boa governação e encorajar um comércio e investimentos mutuamente vantajosos”.

Durante esta digressão que o vai conduzir à Etiópia, Rex Tillerson deverá designadamente manter um encontro com o Presidente da Comissão da União Africana com quem deveria abordar questões de segurança e as crises do Sudão do Sul, da RDC e da Somália.

Esta visita, a primeira de um alto responsável americano desde a chegada de Trump ao poder, prevê uma etapa no Chade que foi incluído em Setembro à lista de países como a Venezuela, Coreia do Norte, Síria, Líbia, Irão, Sudão, Somália e Iémen cujos cidadãos são proibidos de viajar para os Estados Unidos, de acordo com o decreto anti-imigração do Presidente Trump.

Deixar um comentário