Iraque lança ofensiva em Tal Afar, último reduto do Estado Islâmico em Mossul


As forças iraquianas lançaram na noite deste sábado uma ofensiva para recuperar o controle de Tal Afar, último reduto do grupo Estado Islâmico (ISIS) na província setentrional de Nínive (sul), anunciou o Primeiro Ministro iraquiano, Haider al-Abadi.

Em declaração pela TV, Abadi, vestindo uniforme militar, anunciou “o começo da operação de libertação de Tal Afar”.

“Aos homens do ISIS, digo que não lhes resta outra alternativa mais que a rendição ou a morte”, acrescentou.

Tal Afar fica 70 km a oeste de Mossul, a segunda cidade do Iraque, de onde as forças do governo, apoiadas pelos Estados Unidos expulsaram os jihadistas no começo de janeiro, ao final de uma ofensiva de vários meses.

O EI se apoderou em junho de 2014 deste enclave xiita na província maioritariamente sunita de Nínive, da qual Mossul é capital. Actualmente, é um dos últimos redutos do EI no norte do Iraque, na fronteira com a Síria.

Abadi informou que além das diferentes unidades do Exército, da Polícia federal e local, e das unidades antiterroristas, também vai participar das operações as Hachd Al Shaabi, as “unidades de mobilização popular”, uma organização paramilitar dominada por milícias xiitas apoiadas pelo Irão, que já participou de outras batalhas de retomada de cidades iraquianas.

AFP

Deixar um comentário