Cyril Ramaphosa é o novo Presidente do ANC

Cyril Ramaphosa is the new president of the ANC | News | Politics | M&G

Foram cento e setenta e nove votos que separaram a candidatura de Cyril Ramaphosa (CR17) da de Nkosazana Dlamini-Zuma num total de 4708 sufrágios dos delegados do conclave do Congresso Nacional Africano (ANC).

Cyril Ramaphosa era até agora o número dois de Jacob Zuma, acumulando os cargos de vice-presidente da República de África do Sul e do ANC. Agora é o novo líder do partido e torna-se o candidato mais forte à sucessão de Zuma à frente dos destinos do país.

 

 

A sua carreira política do novo líder do ANC começou nos anos 70, enquanto estudante universitário. Já formado em Direito, foi o homem responsável pela criação de um dos maiores sindicatos da África do Sul, o dos mineiros. Em 1987 liderou uma greve a todos os títulos bem-sucedida para os direitos dos trabalhadores.

Tornou-se um dos homens mais ricos de África do Sul ao vender a empresa em 2014. Mas o homem que defendeu os mineiros ficou ligado, enquanto administrador da Lonmin, ao massacre da polícia que matou 34 mineiros, em 2012, em Marikana.

Deixar um comentário