Nota de Esclarecimento sobre o Estudo sobre os ‘webnotícias’ de Celestino Joanguete

Em dois eventos separados, tendo o primeiro sido realizado no Centro Cultural Americano intitulado “Fake News e a Credibilidade Jornalística” e o segundo na Conferência Nacional sobre a Ética na Informação intitulado “Desafios Éticos no Ecossistema Digital”, o Professor Doutor Celestino Joanguete, docente e investigador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane divulgou um ‘estudo’ sobre os ‘webnotícias’ moçambicanos onde classificou o site de notícias ntatenda.com de site de Fabricação e Manipulação (Fake News).

A equipa do Ntatenda vem por este meio esclarecer algumas informações inverídicas contidas nas conclusões do ‘estudo’ a respeito do website por forma a repor a sua integridade.

1. É falsa a informação que diz que Ntatenda não possui qualquer página identificando seus administradores, corpo editorial ou jornalistas. O website Ntatenda tem um link no topo do website que lista o corpo dos colaboradores do portal e os respectivos contactos. Link https://ntatenda.com/colaboradores.

2. É falsa a informação que diz que as notícias não são assinadas. Todas as notícias no Ntatenda são assinadas pelos seus autores ou pelo corpo editorial (Redacção).

3. É falsa a informação que diz que as notícias são (estão) cheias de opiniões. Ntatenda possui um blog de opinião para que os cidadãos e colaboradores escrevam abertamente sobre as suas opiniões. Link https://ntatenda.com/opiniao

4. A opção de registar o site sem o domínio mz não dificulta a identificação dos responsáveis do site Ntatenda como avança o professor. A informação pode ser facilmente acessível através de qualquer motor de busca Who Is. Ntatenda usa o domínio .com por forma a garantir facilidade na gestão e segurança da sua infraestrutura tecnológica.

5. É falsa a relação entre publicidade do Google e o conteúdo do website no que concerne a genuinidade da informação. No seu site, Ntatenda afirma que “os nossos recursos são limitados. Colocamos anúncios publicitários na página para poder custear os serviços e custos de operação”. Link http://ntatenda.com/doacoes/

Leia  Homens armados atacam viatura em Macomia

6. Ntatenda desafia o Professor ou qualquer outro usuário a indicar uma notícia falsa publicada nos nossos sites.

Na qualidade de académico e Doutor, o Professor Celestino Joanguete deve adoptar um maior rigor científico em suas análises e metodologia, evitando o uso de dados falsos e generalizações extrapoladas.

Pelos pontos acima mencionados, pode-se concluir que o Professor não analisou ou não conhece o seu objecto de análise, e isso conduz a conclusões falsas e que podem ter implicações drásticas nas políticas propostas.

Ntatenda reafirma o seu comprometimento na divulgação de informação factual, tanto em forma de texto e imagem.

A Equipa

Deixar um comentário