Militares prendem o Ministro das Finanças e o líder da ala juvenil da Zanu-PF no Zimbabwe

Veículos militares e soldados patrulham as ruas de Harare, Zimbabwe, 15 de novembro de 2017. REUTERS / Philimon Bulawayo

Informações postas a circular no Zimbabwe dão conta da detenção do Ministro das Finanças, Ignatius Chombo, assim como do líder da ala juvenil da Zanu-PF, Kudzai Chipanga. Vários outros integrantes do governo e do partido no poder encontram-se em fuga.

Fortes tiros foram ouvidos na manhã desta Quarta-feira quando os militares assumiam o poder. Entretanto, estes negam tratar-se de um golpe de estado.

O porta-voz do exército assegurou que Robert Mugabe e sua família encontram-se em segurança.

A SADC disse estar a monitorar a situação e apelou a calma. Numa declaração televisiva, o Presidente da SADC e da África do Sul, Jacob Zuma, mostrou-se preocupado com o desenvolvimento da crise política e militar no Zimbabwe.

Zuma apelou a moderação e a resolução pacífica do impasse, tendo manifestado a esperança de que a situação não levaria a mudanças inconstitucionais no país.

Num outro desenvolvimento, Zuma enviou os Ministros da Defesa e da Segurança do Estado para mediarem o conflito entre o Presidente Robert Mugabe as Forças de Defesa do Zimbabwe

Deixar uma resposta