Milhares manifestam contra a independência da Catalunha

Bandeira – Espanha

No dia 8 de Outubro (domingo), milhares de pessoas manifestam-se hoje no centro de Barcelona, convocadas pela Societat Civil Catalana, em defesa da Espanha unificada. Na principal cidade da Catalunha, na praça Urquinaona, o lema da iniciativa era “Basta! Recuperemos a sensatez”.

Os organizadores garantem que marcaram presença 950 mil pessoas, mas a polícia municipal de Barcelona assegura que foram 350 mil os participantes. O manifesto final contou com palavras do Nobel da Literatura Vargas Llosa, peruano naturalizado espanhol, e do antigo presidente do Parlamento Europeu, o espanhol Josep Borrell.

As manifestações ocorrem dois dias antes da deslocação do presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, ao parlamento com uma declaração de independência da Catalunha em cima da mesa, após a realização de um referendo considerado ilegal.

Em Paris, uma centena de pessoas manifestou-se também para defender a unidade de Espanha, com bandeiras nacionais e para transmitir que os espanhóis “não estão sozinhos” e a sua mensagem é escutada no estrangeiro.

Deixar uma resposta