Líder da oposição detido na Tanzânia

Líder do Partido Aliança para a Mudança e a Transparência da Tanzânia, Zitto Kabwe. Imagem: ONE

A polícia Tanzaniana prendeu o líder do partido da oposição Aliança para a Mudança e a Transparência (ACT) depois deste ter proferido um discurso sobre o estado actual da economia do país.

Zitto Kabwe foi ontem recolhido pela polícia e está sendo interrogado devido ao discurso proferido no dia 29 de Outubro, em Dar es Salaam.

No seu discurso, Kabwe levantou questões relacionadas com a “qualidade de vida dos Tanzanianos, a situação económica do país e como vencer o partido no poder.”, disse o porta-voz do ACT.

A presidência de John Magufuli tem sido marcada por uma perseguição aos opositores do seu governo, tendo encerrado vários jornais desde que chegou ao poder em Novembro de 2015.

Esta é a terceira vez que Kabwe é detido pela polícia numa série de detenções desencadeadas pelo governo de Magufuli contra figuras da oposição devido as suas críticas contra a liderança do presidente.

Na segunda-feira, Lazaro Nyalandu, um jurista do partido de Magufuli, Chama Cha Mapinduzi, abandonou o partido no poder e avançou que planeja se juntar ao partido da oposição Chama Cha Demokrasia Na Maendeleo por conta da situação política deteriorada em que a Tanzânia se encontra. Nyalandu citou os relatos de violações dos direitos humanos e falta de separação de poderes entre o governo, o parlamento e o judiciário como razões para sua decisão.

Bloomberg

Deixar uma resposta