Um grupo de homens armados até aqui desconhecidos, atacou na madrugada desta Terça-feira, 12 de Junho o povoado Nathuko, localizado no Posto administrativo de Quiterajo, Distrito de Macomia, Província de Cabo Delgado.
Para além de decapitar um residente, os indivíduos a monte incendiaram várias residências, tendo igualmente abatido as criações animais dos residentes do povoado.
Nathuko é um povoado com pouco mais de cem casas construídas com material precário. Encontra-se próximo da vila sede de Quiterajo, onde forças governamentais encontram-se acampadas.
Informações enviadas ao Ntatenda e ao Pinnacle News através de fontes locais, avançaram que os militantes abandonaram o local quando se aperceberam da chegada das Forças de Defesa e Segurança.
Os residentes que já receavam a chegada do grupo de homens armados abandonara o local antes do incidente, tendo-se abrigado na beira-mar.
O único idoso que, vivendo sozinho, preferiu pernoitar naquele povoado, foi decapitado.
Estima-se que todas as casas foram incendiadas pelos insurgentes.
[box]As pessoas entrevistadas por nossas fontes acreditam que parte significativa destes insurgentes são nativos daquela zona costeira. Foram mobilizados e recolhidos dali para levar a cabo este tipo de incursões.[/box]Veja o mapa interactivo dos ataques em Cabo Delgado
As imagens que se seguem não possuem qualquer forma de censura e não é aconselhado a menores ou a pessoas sensíveis.
Pinnacle News e Natenda