Ellen Johnson Sirleaf ganha prémio Mo Ibrahim

A antiga Presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf é a vencedora da quinta vencedora do prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana, anunciou nesta segunda-feira, 12, a fundação Mo Ibrahim.

O presidente do Comité do Prémio, Salim Ahmed Salim, justificou a decisão ao dizer que “Ellen Johnson Sirleaf tomou o comando da Libéria após o país ter sido completamente destruído pela guerra civil e conduziu um processo de reconciliação concentrado na construção da unidade nacional e de fortes instituições democráticas”.

Ellen Johnson Sirleaf foi Presidente entre 2006 e 2017 e protagonizou a primeira transferência de poder pacífica no país em 70 anos, ao entregar a presidente ao antigo jogador de futebol George Weah, vencedor das eleições.

O Comité elogiou a liderança excepcional e transformadora de Sirleaf, diante de desafios sem precedentes e renovados, para liderar a recuperação da Libéria após muitos anos de uma guerra civil devastadora.

A primeira mulher Presidente de um país africano e a primeira a receber o prémio, junta-se a Hifikepunye Pohamba da Namíbia (2014), Pedro Pires de Cabo Verde (2011), Festus Mogae do Botswana (2008) e Joaquim Chissano de Moçambique (2007) como Laureada do Prémio Ibrahim.

Nelson Mandela foi nomeado o Laureado Honorário inaugural em 2007. O Prémio Ibrahim tem um valor monetário de 5 milhões de dólares pago ao longo da vida do laureado.

Deixar um comentário