Como os angolanos elegem o Presidente da República

Apenas uma vez os angolanos elegeram directamente o Presidente da República – em 1992 quando a democracia multipartidária foi introduzida. Nas eleições de 1992, haviam urnas separadas, para as legislativas e para as presidenciais.

Desde então, os eleitores tem vindo a escolher indirectamente o Presidente da República através da maioria parlamentar. As eleições parlamentares realizadas em 2008 foram vencidas pelo MPLA e o candidato do partido na altura, José Eduardo dos Santos foi automaticamente nomeado Presidente da República.



Em 2010, uma nova constituição entrou em vigor. Nos termos da nova constituição, o candidato do partido com mais assentos no parlamento automaticamente se torna presidente do país.

Nas duas últimas eleições, o MPLA venceu a maioria parlamentar, e deste modo, teve o seu candidato José Eduardo dos Santos como presidente. Se o MPLA mantiver a maioria parlamentar, um novo candidato assumirá o cargo pela primeira vez. O ministro da Defesa, Joao Lourenco, é o candidato do MPLA;

Quando entrarem na cabine de votação, os mais de 9 milhões de eleitores terão seis homens para escolher como o próximo Chefe de Estado..

Todos os cidadãos com 18 anos ou mais e devidamente registrados terão o direito de votar. Com excepção do partido Aliança Patriótica Nacional (APN) que foi fundado há um ano e meio, os outros cinco partidos no boletim de voto de possuem representação no parlamento.

AfricaNews

Deixar uma resposta