CNE vai realizar recenseamento experimental com cerca de 116 mil pessoas em Novembro

Imagem: DW

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai realizar um recenseamento eleitoral piloto em Novembro, que deverá abranger cerca de 116 mil pessoas. Os custos deste recenseamento de experimentação rondam nos cerca de 18 milhões de meticais.

É a primeira vez que a CNE faz um recenseamento experimental desde que foi criada para dirigir as primeiras eleições em 1994. As 116 mil pessoas a serem abrangidas terão espaço para corrigir os seus dados entre os dias 1 e 4 de Dezembro.

Entretanto, este recenseamento será inutilizado para as eleições autárquicas de 10 de Outubro de 2018, até porque o objectivo é apenas apurar o nível de prontidão da CNE para o recenseamento, de facto, a decorrer entre Março e Abril do próximo ano.

Por outro lado, a CNE diz que já arrancou a formação dos membros e técnicos das comissões eleitorais distritais, provinciais e das cidades.

A CNE trabalha tendo em conta 53 municípios criados, mas diz que se o Governo decidir reduzir ou aumentar o número de autarquias, terá de se adequar à nova realidade.

Fonte: Opaís

Deixar uma resposta