Angola: CNE dá luz verde para contagem de votos nos postos de votação

A comissão Nacional de Eleições de Angola irá permitir a contagem de votos nas assembleias de voto antes que os resultados sejam enviados para os centros de escrutínio provinciais.

A decisão foi anunciada no final de uma sessão plenária, no domingo, na capital Luanda após exigências de alguns partidos da oposição, informou a agência de notícias angolana.



Os dois principais partidos de oposição no país, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e a Grande Convergência para a Salvação de Angola – Coaligação Eleitoral (CASA-CE), queixaram em ocasiões anteriores de irregularidades no processo eleitoral.

A porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) Júlia Ferreira disse a comunicação social após a reunião que a comissão eleitoral municipal deve enviar imediatamente os resultados contados nas assembleias de voto para a comissão eleitoral provincial para a tabulação.

Ferreira afirmou que a tabulação só será feita a nível provincial antes que os resultados sejam enviados ao centro nacional em Luanda para converter os votos em mandatos usando o método de representação proporcional.

AfricaNews

 

Deixar uma resposta